Medicina Desportiva na Benfica TV - João Ricardo Gomes Pereira...

Recentemente, João Ricardo Gomes Pereira e Júlio Fernandes, respetivamente nosso Diretor Clínico e CEO e o nosso Diretor Geral estiveram na Benfica TV para debater a importância da Medicina Desportiva, em especial dos exames médico-desportivos. Brevemente disponibilizaremos mais imagens do importante esclarecimento relativamente ao tema.

Publicado por Performed em Terça-feira, 8 de Setembro de 2015

Objectivos

A Performed é uma empresa jovem e dinâmica, cuja missão é apoiar os seus clientes para que os seus atletas tenham um rendimento desportivo superior evitando quaisquer problemas de saúde.

Com equipas médicas distribuídas por todo o território nacional, realizamos o exame médico desportivo de forma integral e ainda mais abrangente: ao simples preenchimento do impresso acrescentamos a realização de um eletrocardiograma detalhado e outros exames de rotina que permitem aferir as condições de cada atleta e a sua capacidade para a prática desportiva. Deslocamo-nos às instalações dos nossos clientes, permitindo-lhes assim uma maior comodidade e possibilitando-nos um conhecimento aprofundado de cada cliente e das suas condições particulares. A partir desta relação, pretendemos ainda apresentar futuramente outras opções que possibilitem o aumento da performance desportiva de cada atleta e de uma equipa enquanto um todo.

Seguimos a nossa máxima com seriedade e orgulho, colocando a Performance e a Saúde de mãos dadas com o desporto, vendo os clientes como parceiros na construção de um quadro de competição mais seguro e com elevado rendimento desportivo.

Os exames médicos constituem um instrumento imprescindível para aferir a aptidão ou inaptidão dos praticantes de desporto para o desempenho da sua actividade desportiva, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas, principalmente na população jovem.

Neste quadro, o exame médico-desportivo tornou-se obrigatório nas seguintes situações:

  • Praticantes desportivos inscritos no regime de alto rendimento
  • Praticantes desportivos filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva
  • Árbitros, juízes e cronometristas filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva.

O nosso modelo de exame medico-desportivo e de aptidão para a prática de atividade física preenche as exigências reguladas pela legislação vigente sobre a matéria, observando também as recomendações constantes de consensos internacionais emitidos por instituições idóneas.
Para além de preencher as exigências básicas, o nosso exame pode incluir diferentes procedimentos de avaliação adaptados a cada caso.

O exame médico-desportivo consiste numa avaliação médica que deve ser realizada cumprindo os pontos constantes no modelo de ficha publicada em Diário da República (D.R. n.º 238 de 13.12.2006 – 2.ª Série). Este modelo é constituído por 13 pontos que incluem para além da observação clínica, eletrocardiograma.

A periodicidade do exame médico-desportivo é anual, conforme determina o Despacho nº 11318/2009.
Caso não haja necessidade de recorrer a outros exames complementares de diagnóstico ou pareceres de consulta de especialidade, o resultado é entregue na hora.

A prática de desporto de forma segura e certificada não é somente uma obrigação, mas sim uma mais valia para qualquer clube. Não hesite, fale connosco.
Deslocamo-nos aos clubes ou colectividades.

Serviços

Seguimos a nossa máxima com seriedade e orgulho, colocando a Performance e a Saúde de mãos dadas com o desporto, vendo os clientes como parceiros na construção de um quadro de competição mais seguro e com elevado rendimento desportivo.

Os exames efetuados pela equipa médica ao atleta durante a avaliação médico-desportiva são:

  • exame de audição (acuidade auditiva)
  • exame de visão (acuidade visual)
  • exame físico sumário (peso, altura, IMC)
  • avaliação de tensão arterial
  • avaliação de pulsos (femorais, radiais)
  • medição da glicémia
  • oximetria
  • eletrocardiograma de 12 derivações

Equipa

Luis Santos

Mestrado em Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa. Interno na Especialidade de Medicina Interna no Hospital Central do Func

Joana Almeida

Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches. Enfermeira em bloco de microcirurgia capilar na clínica

Daniela Calça

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Enfermeira no Instituto Português de Oncologia de Lisboa,

Tiago Lopes

Licenciado em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Santarém. Enfermeiro no Bloco Operatório do Hospital Beatriz Ângelo. E